top of page

Roteiro 7 dias em Gramado

Atualizado: 21 de mar. de 2023

Eu diria que uma semana é o tempo ideal para quem quer aproveitar bastante a região. Separei um sugestão do que fazer em 7 dias em Gramado, dá só uma olhada.


Dica: Se quiser um roteiro 100% personalizado, baixe agora o ROTERIN!

DIA 1 - Mini Mundo, Lago Negro e centro de Gramado

Mini Mundo


Vamos começar o seu passeio por uma das atrações mais visitadas em Gramado. E não é à toa - crianças e adultos se encantam com as miniaturas do parque.


São réplicas fiéis de prédios e atrativos de várias partes do mundo. Juntos, eles formam uma mini cidade, com vários mini habitantes, onde tudo é 24 vezes menor que a realidade. A riqueza de detalhes impressiona!


Compre seu ingresso no site deles para não precisar enfrentar filas.


Lago Negro


Pertinho do Mini Mundo, o Lago Negro é uma parada obrigatória para quem visita Gramado. Começar o seu dia aqui será uma delícia. Aproveite para caminhar ao redor do lago, sentar nos banquinhos e admirar a paisagem ou, ainda, andar de pedalinho. É uma delícia.



Depois continue o passeio pelo centro de Gramado, que é onde estão as principais atrações da cidade.


Praça das Etnias + Casa do Colono


Lá foram reproduzidas três casas que representam os povos que colonizaram Gramado, uma com arquitetura italiana, uma alemã (que é a Casa do Colono) e outra portuguesa.


A Casa do Colono é a estrela da praça, aproveite para comprar um pão com linguiça ou uma cuca que saem quentinhos dos fornos de barro, feito pela mão dos agricultores.


Bom, chegando próximo ao horário do almoço provavelmente você estará com fome. Aproveite a Casa do Colono ou as centenas de restaurantes em Gramado!



Rua Torta


Fica em frente à Praça das Etnias. Essa rua chama a atenção de todos os que passam por aqui. Ela é um charme só. Seu nome formal é Rua Emílio Sorgertz. Ela fica bem no centro de Gramado e você não vai querer ir embora daqui sem antes tirar uma foto na famosa Rua Torta.



Rua Coberta


No coração de Gramado está a Rua Coberta! A rua mais charmosa da cidade, com certeza. Esse é um dos locais mais movimentados de Gramado e tem muitos restaurantes, cafés e lojas. Nela também costumam acontecer pequenos eventos e apresentações artísticas, como shows, por exemplo.


Palácio dos Festivais


Fica bem em frente à Rua Coberta, basta atravessar a rua. Famoso por sediar o tradicional Festival de Cinema de Gramado – o maior festival de cinema da América Latina.



Igreja São Pedro e Fonte do Amor Eterno


Ambas atrações ficam bem do ladinho do Palácio dos Festivais. A Igreja São Pedro, feita com 72 mil pedras basalto e uma torre de 46 metros de altura, é realmente impressionante. E na sua lateral fica a Fonte do Amor Eterno, onde os casais apaixonados prendem cadeados com seus nomes para eternizar o amor. Lindo, né?


DIA 2 - Tour Cervejarias (ou vinícola) + Acquamotion


Você prefere cerveja ou vinho? E águas termais, você gosta? Para o dia 2, a sugestão é começar o dia no Acquamotion e, à tarde, fazer o divertidíssimo Tour Cervejarias ou visitar a vitinícola Jolimont.


Acquamotion


A atração é ótima para quem ama piscina e quer aproveitar a água mesmo na Serra Gaúcha, já que na atração a temperatura fica em torno de torno de 30 a 32º C e as águas sempre acima de 36ºC.


São várias piscinas, toboáguas e diversão para todas as idades.


Dica importante: compre seu Passaporte com antecedência para não correr o risco de ficar sem ingresso. Membros do Club têm desconto na compra antecipada no site do Acquamotion.



Tour Cervejarias


Esse passeio é muito divertido. Ele dura cerca de 5h e você passeia de kombi estilizada com cerveja à vontade. Durante o tour, você vai conhecer as cervejarias artesanais de Gramado: Grambier, Rasen Bier e Kraustinbier.


Não esqueça de conferir os dias da semana que esse passeio acontece, veja aqui.


Saiba mais através do whatsapp: clique aqui


Aproveite o desconto do Club no Tour Vinhedos e Maria Fumaça.



Jolimont


Se preferir vinho, deixe para conhecer a Vitivinícola Jolimont, em Canela. Idealizado por um Francês estabelecido na região em 1948, essa é uma das pioneiras no Estado na produção de vinhos finos e artesanais.


Durante o Tour du Vin você vai visitar a vinícola, degustar os vinhos e conhecer as parreiras. É muito legal!


Membros do Club tem desconto nessa atração!



DIA 3 - Snowland e Canela


Snowland


Snowland é o local mais procurado para quem vem visitar Gramado. Ele é o primeiro parque fechado de neve (de verdade!) das Américas. Lá você pode esquiar, praticar snowboard, esquibunda, patinação no gelo e se divertir com inúmeras outras atrações.


Separe um turno para esse passeio, seja a manhã toda ou a tarde toda, porque tem muita coisa legal para aproveitar.


Dica importante: compre seu Passaporte com antecedência para não correr o risco de ficar sem ingresso. Membros do Club têm desconto na compra antecipada no site do Snowland.



Como você tem pouco tempo por aqui, à tarde vale visitar Canela, cidade que fica coladinha em Gramado (apenas 7km separam o centro das duas cidades).


Parque do Caracol


É nele que está a maior cachoeira do Rio Grande do Sul. A vista é algo que não consigo dizer em palavras, você vai entender do que estou falando.


Você pode comprar o ingresso quando chegar lá. Separe de 1h a 2h para curtir o passeio.



Alpen Park


Logo próximo ao Parque do Caracol está o Alpen Park - um parque de diversões com mais uma vista lindíssima para uma área verde em Canela. A entrada do Alpen Park é gratuita, você paga apenas para usar os brinquedos.


A dica é: compre o Passaporte Alpen Park, ele abrange os principais brinquedos e você pode repetir quantas vezes quiser.


Aproveite o desconto do Club no Passaporte Alpen Park.


No fim de tarde para passeie pelo centrinho de Canela, olhar as lojas, tomar um chocolate quente e fique até a noite para jantar e assistir ao Show de Luzes da Catedral de Pedra.


Dica: alguns restaurantes tem vista para a Catedral, como Otto Bistrot, Cattedrale, Brulee e Bella Cittá. Faça uma reserva e aproveite!



Dia 4 - Tour Vinhedos e Maria Fumaça


Se você tem um tempo maior para ficar na cidade, eu recomendo que não deixe de fora esse passeio, que é um dos mais procurados aqui na Serra Gaúcha.


No Tour dos Vinhedos com Maria Fumaça você irá embarcar em um passeio incrível pela região do Vale dos Vinhedos. Fazem parte do passeio:

- Visitação a uma vinícola com degustação de vinhos e espumantes;

- Almoço italiano;

- Passeio de Trem Maria Fumaça, que liga três cidades da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Este é um dos pontos alto do tour, com muita música e dança, uma verdadeira festa em movimento, durante 1h30min de muita diversão garantida;

- Epopeia Italiana, onde você vai conhecer a saga dos imigrantes. É muito legal!

- Degustação de queijos italianos e embutidos coloniais;

- Visita ao varejo de fábrica da Tramontina;

- Visita a uma malharia.


O passeio dura um dia inteiro. A empresa te busca cedinho no hotel e te deixa de volta já à noitinha.


Não esqueça de conferir os dias da semana que esse passeio acontece, veja aqui.


Saiba mais através do whatsapp: clique aqui


Aproveite o desconto do Club no Tour Vinhedos e Maria Fumaça.


Dia 5 - Nova Petrópolis + Mundo a Vapor e Fantastic House


Nova Petrópolis


Nova Petrópolis é uma cidade de colonização alemã situada na Rota Romântica, a mais ou menos 35km de Gramado. Se você vem para cá, não pode deixar de conhecer essa cidade linda aqui pertinho. Aí vão alguns locais pra você conhecer:


Parque Aldeia do Imigrante


É o atrativo turístico de maior destaque da cidade. Tem por missão de resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes alemães que colonizaram a cidade. Desde a gastronomia típica às construções de época. E o melhor, tudo em isso, em meio a uma natureza exuberante.


Endereço: Avenida 15 de Novembro, 1966 - Nova Petrópolis


Membros do Club tem desconto nessa atração!


Esculturas Parque Pedras do Silêncio


No Esculturas Parque Pedras do Silêncio, a história da imigração germânica é contada por intermédio de esculturas.


São mais de 80 obras em arenito, criadas por três escultores gaúchos. O trajeto para conhecer as esculturas é de 400 metros e acontece em meio a natureza.


Endereço: Rua Emilio Dinnebier Filho, 560 – Linha Brasil – Nova Petrópolis (com acesso no km 13 da ERS-235, rodovia que liga Nova Petrópolis a Gramado).


Membros do Club tem desconto nessa atração!



Experiência Edelbrau


A Experiência Edelbrau conduz o visitante a salas temáticas, mergulhando em uma jornada que passa pela magia alquimista da fábrica, navega pelas raízes da cultura local, traz pitadas de contos como a do Cuco da Edelbrau e culmina com experiências sensoriais que remetem a sustentabilidade, diversão e colaboração, pilares de atuação da cervejaria.


Endereço: Avenida 15 de Novembro, 4024, Nova Petrópolis


Membros do Club tem desconto nessa atração!



Praça das Flores + Labirinto Verde


O Labirinto Verde é uma das atrações mais incríveis de Nova Petrópolis. Ele fica no centro da Praça das Flores – na avenida principal – e é um local incrível de diversão para a criançada e também para os adultos.


Achar o centro do labirinto é um grande desafio! O troféu de chegada é um pódio, onde você poderá tirar fotos no meio do labirinto.


Endereço: Avenida 15 de Novembro, 1302-1304 - Nova Petrópolis


Mundo a Vapor


A tarde, depois de um passeio delicioso pela nossa vizinha Nova Petrópolis, que tal conhcer o Mundo a Vapor? Ele é um dos principais atrativos aqui da região.


Prepare-se para voltar ao tempo em que tudo era movido a vapor. Nessa atração tradicional de Canela, você poderá ver a fabricação de diversos produtos em miniatura com o acompanhamento de guias especializados.


Membros do Club tem desconto nessa atração!



Fantastic House


Gosta de se surpreender e se encantar? A Fantastic House conduz os visitantes em uma jornada pelos segredos de um viver radiante.


Personagens cativantes envolvem o público na magia de cada uma dos sentimentos, mostrando que a verdadeira força de viver está nas profundezas da nossa alma. É lindo!


Membros do Club tem desconto nessa atração!



Dia 6 - Tour Linha Bella e Cristais de Gramado


Se você tem 4 dias inteiros para aproveitar a região, não deixe de incluir o Tour Linha Bella no seu roteiro.


Tour Linha Bella


No Tour Linha Bella você vai conhecer a região considerada berço da chegada dos primeiros imigrantes europeus, visitando as propriedades rurais que contam a história viva de Gramado, inclusive uma vinícola familiar deliciosa.


Aproveite também um almoço típico italiano, servido na Cantina Linha Bella, com uma variedade de massas e pratos da gastronomia ítalo colonial, tudo isso com música ao vivo.


Não esqueça de conferir os dias da semana que esse passeio acontece, veja aqui.


Saiba mais através do whatsapp: clique aqui


Aproveite o desconto do Club no Tour Linha Bella.



Cristais de Gramado


Conhecer a Cristais de Gramado é uma experiência única e inesquecível e não pode ficar fora do seu roteiro 4 dias em Gramado.


Com mais de 2.000 m², a sua visita começa com uma experiência de imersão no fascinante universo dos cristais, onde terá a oportunidade de acompanhar de perto desde a produção artesanal e criatividade dos mestres do cristal, até a loja com centenas de semi joias e artigos de decoração e até um espetáculo inesquecível.


Aproveite o desconto do Club.



Dia 7 - Conhecer os museus e parques de Gramado e Canela


O Passaporte Dreams é o melhor jeito e também o mais econômico de conhecer alguns dos principais museus e atrativos de Gramado e Canela.


Para você ter uma noção, se fosse comprar as atrações a seguir separadamente, pagaria cerca de R$700,00 por pessoa. Comprando o Passaporte você paga em média R$250,00 e se for membro do Club ainda ganha + 10% de desconto.


São 7 atrações:


Dreamland Museu de Cera


São mais de 100 estátuas de cera de personagens famosos.


Todas as réplicas no museu têm a mesma altura e peso do artista na época de sua retratação. É muito real!



Super Carros


Lá você vai conhecer alguns dos carros mais desejados do mundo.


São mais de 40 carros expostos, sendo alguns disponíveis para teste, como Ferrari e Porsche. Você tem coragem de pilotar uma máquina dessas?



Selfie Gramado


O maior espaço instagramável do Brasil! São dezenas de cenários para você tirar muitas fotos.



Hollywood Dream Cars


No Hollywood Dream Cars você vai apreciar marcas de carro famosas, que fizeram parte da história da indústria automobilística e cinematográfica.


Além disso, é lá que fica a maior coleção de Cadillacs da América Latina. Uma volta ao passado!



Dreams Motor Show


Um museu de relíquias para os amantes das motocicletas.


O Motor Show é ambientado em um bar estilo Las Vegas e tem mais de 20 motos da famosa marca Harley Davidson para você curtir enquanto toma um chopp.



Vale dos Dinossauros


Já pensou ver dinossauros gigantes e animatrônicos que se movimentam e emitem sons bem parecidos com esses seres que viveram na Terra há milhões de anos?


Dica de passeio imperdível para quem vem com crianças!



Jardim do Amor


Um espaço ao ar livre muito romântico e instagramável! São vários cenários para você tirar muitas fotos!


Ah, uma dica: comprando o Passaporte Dreams você não precisa visitar todas as atrações no mesmo dia. Tem até 1 ano para conhecer todas.





54.062 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page